Uma Historia sobre ele.
Consolidated PBY Catalina
O Consolidated PBY Catalina é um hidroavião bimotor de uso militar durante a Segunda Guerra Mundial originalmente desenhado pela Consolidated para transporte e vigilância aérea das missões anti-submarino no Atlântico e Pacífico.
Segunda Guerra Mundial
Cerca de 4.000 aeronaves foram construídas, e estes operado em quase todos os teatros de operações da Segunda Guerra Mundial. O Catalina serviu com distinção e desempenhou um papel de destaque e de valor inestimável contra os japoneses. Isso era especialmente verdadeiro durante o primeiro ano da guerra no Pacífico, porque o PBY eo Boeing B-17 Flying Fortress foram a única aeronave disponível com o alcance necessário.
- Guerra anti-submarino
Catalinas foram os mais amplamente utilizados aeronaves ASW, tanto no Atlântico e Pacífico teatros da Segunda Guerra Mundial, e também foram usados no Oceano Índico, voando a partir das Seychelles e do Ceilão. Seus deveres incluíam comboios de escolta para Murmansk. Em 1943, os submarinos eram bem armados com armas anti-aéreas e duas cruzes de Victoria foram vencidas por pilotos Catalina prementes casa de seus ataques a U-boats em face de fogo pesado: John Cruickshank da RAF, em 1944, contra " U-347 "(ou L-361 de acordo com as fontes) e no mesmo ano Voo Lt. David Hornell da RCAF (postumamente) contra a U-1225. Catalinas destruiu 40 U-boats, mas não sem perdas próprias. A Catalina brasileiro atacou e afundou U-199 em águas brasileiras em 31 de julho de 1943. Mais tarde, a aeronave foi batizada como "Arara", em memória do navio mercante de mesmo nome que foi afundado por outro submarino. [6]
- Patrulha marítima
Em seu papel como aeronave de patrulha, Catalinas participou em alguns dos mais notáveis compromissos navais da Segunda Guerra Mundial. Asa da aeronave guarda-sol e bolhas de cintura grandes desde excelente visibilidade e combinado com seu longo alcance e resistência, tornou adequado para a tarefa.
- Ataque Noturno e interdição naval
Vários esquadrões de PBY-5A e-6AS no teatro do Pacífico foram especialmente modificados para funcionar como invasores noturnos. Equipado com o estado-da-arte detectores de anomalias magnéticas e pintado de preto plano, estas "Black Cats" atacaram comboios de abastecimento japoneses à noite. Catalinas foram surpreendentemente bem-sucedido e de agosto de 1943 a janeiro de 1944, Black Cats afundou 112.700 toneladas de navios mercantes, danificou 47.000 toneladas, e danificou 10 navios de guerra japoneses.
A Real Força Aérea Australiana (RAAF) também operou Catalinas como invasores da noite, com quatro esquadrões de n º s 11, 20, 42 e 43 minas de poedeiras de 23 de abril de 1943 até julho de 1945, no sudoeste do Pacífico profundo em japonês portáteis águas, engarrafar portos e rotas de transporte e forçando navios para águas mais profundas para se tornar alvos de submarinos norte-americanos, pois eles amarraram os principais portos estratégicos, como Balikpapan que embarcados 80% do fornecimento de petróleo japoneses. No final de 1944, suas missões de mineração, por vezes, ultrapassou 20 horas de duração e foram realizadas a partir de um preço tão baixo quanto 200 pés no escuro. As operações incluíram prendendo a frota japonesa na baía de Manila em assistência de desembarque do general MacArthur em Mindoro, nas Filipinas. Australian Catalinas também operado de Jinamoc no Golfo de Leyte, e minado os portos da costa chinesa de Hong Kong para o norte até Wenchow. O Catalinas RAAF regularmente montado incursões noturnas incômodo bombardeio sobre bases japonesas, alegando que o slogan "O Primeiro eo distante". Alvos destes ataques incluíram uma importante base em Rabaul. Tripulações RAAF, como suas contrapartes da Marinha dos EUA, empregado "bombas terroristas", que variam de sucata de metal e pedras para garrafas de cerveja vazias com lâminas de barbear inseridos nos pescoços, para produzir altos gritos agudos como eles caíram, mantendo soldados japoneses acordado e lutando para a tampa [11].
- Busca e salvamento
Catalinas foram empregadas por cada ramo das Forças Armadas dos EUA como aeronave de resgate. A PBY pilotado por Adrian LCDR Marcas (USN) resgatou 56 marinheiros em alto mar contra o USS Indianapolis depois que o navio foi afundado durante a Segunda Guerra Mundial. Quando não havia espaço não mais dentro, a tripulação marinheiros amarrado às asas. Catalinas continuou a funcionar nesta capacidade durante décadas após o fim da guerra.
Algumas fotos de atuação.
Lt(jg) Colin Siller's Black Cat crew (VP-33), on July 10, 1944. PBY #9 has serial no. 008465.
(Source: "Lake Boga At War" by Brett Freeman)
(Source: "Lake Boga At War" by Brett Freeman)
The crew of VP-52 Black Cat "Pugnacious Puss" pose with their plane in October 1943.
(this image is from the Dictionary of American Naval Aviation Squadrons - Vol. 2)
(this image is from the Dictionary of American Naval Aviation Squadrons - Vol. 2)
(Source: "PBY Catalina in Action" by Squadron/Signal Publications)
Uma modificação de campo interessante, dois canhões fixos de 20mm se eu fosse o artilheiro teria dó de atirar nos barcos com essa arma .l
Black Cat crews were frequently experimenting with new weapons setups, trying to find the best way to do the maximum amount of damage. The unusual field installation shown above is a pair of fixed 20mm cannons mounted in the bow of a PBY-5A, during April of 1944. (Dave Lucabaugh)
Note removal of the two 30cal. machine guns from the eyeball turret above.
(Source: "Walk Around PBY Catalina" by Squadron/Signal Publications,
Note removal of the two 30cal. machine guns from the eyeball turret above.
(Source: "Walk Around PBY Catalina" by Squadron/Signal Publications,
Provavelmente uma das vitimas do gato preto.
Bom segue umas fotos.
Bom não detalhei o interior porque não vai aparecer, mas seguiremos com a montagem
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